Deixa aqui a tua mensagem
Próximos eventos
A pergunta implicante que fizemos a nós próprios e que queremos trazer-te é: Queres continuar a viver dentro do ovo do conforto e do conhecido, ou queres incubar a semente que está dentro de ti, permitindo que floresça muito para além dos teus maiores sonhos?
É hora de crescermos e sermos portugueses adultos, responsáveis e felizes!

A Raquel PW e o Ricardo Gonçalves são Agentes de Mudança e parte integrante do Evolusa. Mudaram as suas vidas da cidade para o campo e transformaram radicalmente a forma como olham o mundo. Hoje em dia são uma inspiração para muitos estrangeiros e portugueses que procuram uma vida diferente, uma transição.


Tertúlias de ReEvolução:
- Sair da Casca -

28 de Maio, 2022 | Porto
Tertúlias de ReEvolução - Sair da Casca
Deixa o teu e-mail e nós tratamos do resto
Nome
E-mail
Eventos passados
25 de Abril 2022 | Lapo, Lisboa

O dia 25 de Abril tem sempre um sabor especial para a equipa Evolusa. Este ano, dedicamos este dia de comemoração da liberdade ao tema "A Revolução é Agora".
Juntamo-nos no LAPO, em Lisboa, para a primeira Tertúlia da ReEvolução. Esta foi a primeira das tertúlias mensais que vão decorrer entre o Porto e Lisboa.
Tivemos como convidados o sociólogo António Pedro Dores e o fundador do Evolusa Peter Bampton. A sala do LAPO esteve recheada de pessoas interessadas no tema e na missão do Evolusa.

Para nós é essencial saber a história de Portugal contada e vivida pelos Portugueses.

Pudemos ouvir as vivências do António pré e pós 25 de Abril nas suas próprias palavras.
Como os acontecimentos do dia 25 de Abril mudaram a sociedade e a sua própria vida, logo na manhã seguinte. Saindo porta fora, tudo estava diferente, tudo era novo. A liberdade sentia-se de uma forma palpável.
A sua vida, a sua profissão, continua a ter um impacto grande nos muitos Portugueses que com ele contactam. Pois a liberdade, a revolução não é apenas um dia.
A sua transmissão como sociólogo e como Português teve diferentes respostas em todos os presentes, desde um desânimo por pensarem que a pedra a quebrar é muito dura, até à verdade experiências de que a mudança é possível e que cabe a cada um dos Portugueses individualmente fazê-la e em conjunto, em união de saberes e vontades de criar e ser um Mundo novo
Já o Peter Bampton, inglês apaixonado pelos Portugueses e pelas terras Portuguesas trouxe uma perspectiva "de fora".
Um olhar que vê as qualidades e as limitações do nosso povo, com a certeza de que o potencial iluminado e tão tradicional e aberto ainda tem muito para mostrar e para se revelar.

Leu-nos o capítulo do seu livro "Em Busca da Alma Portuguesa" e todos podemos concordar com as características que ele vê e descreveu como tão lusitanas.
Esta tertúlia foi recheada de muitas coisas boas e muitas contemplações.

Queremos agradecer ao António Pedro Dores e ao Peter Bampton pela presença e por tudo o que trouxeram a esta tertúlia, permitindo uma conversa implicativa e profunda do tema Revolução.

Queremos agradecer também ao LAPO, o espaço que tão bem nos acolheu.

Um agradecimento ao João Pedro pela sua disponibilidade técnica para a ligação zoom aos participantes on-line, ao Carlos Álvares por ter apanhado todos os momentos com a sua câmara fotográfica e a todos os participantes que estiveram em Lisboa e on-line e que levaram este tema mais além.

Caso tenhas participado, diz-nos como foi para ti, que contemplações te trouxe, respondendo a este e-mail ou comentando nas redes sociais.